quinta-feira, 19 de maio de 2011

Barra do Lenço


Nº jogadores: No mínimo, sete.

Material: Lenço ou pano.

Descrição do jogo:
É necessário um espaço de jogo amplo, com pelo menos 10 metros de comprimento. Dividem-se os jogadores em duas equipas e posiciona-se cada equipa num dos extremos do campo. No ponto médio, entre ambas as equipas, fica a "mãe", que tem um lenço na mão e que comandará o jogo.

Os elementos de cada equipa temd e ter um número, atribuído secretamente, sem a outra equipa saber. Se, por exemplo, as equipas tiverem oito elementos cada, estes serão numerados de um a oito.

Após esta atribuição dos números, cada equipa vai posicionar-se no xtremo do seu campo, na sua "casa", com os jogadores colocados, lado a lado.

Depois, a mãe, com um lenço na mão e colocada no ponto médio do campo, chama por um número, à sorte. Imediatamente, os jogadores cujo número corresponde ao que foi chamado (um de cada equipa) corre para a "mãe". Cada um tenta retirar da mão da "mãe" o lenço, sem ser apanhad pelo outro. Se nenhum conseguir retirar o lenço num certo período de tempo, a "mãe" pode chamar outro número para ajudar.

Se quem retirar o lenço à "mãe" voltar com o lenço para a sua casa, sem ser tocado, ganha um ponto para a sua equipa. Se retirar o lenço e, sem ser tocado, conseguir fugir para a casa adversária, ganha dois pontos. se for tocado durante a fuga, para um lado ou outro perde um ponto.

Fonte: Brincar com tradição - Jogos tradicionais para crianças. Patrícia Pereira. (adaptado)

6 comentários:

  1. Bom dia, gostaria de saber a origem dessa brincadeira Barra do lenço. Como e onde surgiu.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, gostaria de saber a origem dessa brincadeira Barra do lenço. Como e onde surgiu.

    ResponderEliminar
  3. Angola, muitas vezes joguei e me diverti bastante

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. foi um colega meu as mias desculpas mais sinceras abraço maltinha

    ResponderEliminar